Apesar de todos ouvirem falar sobre Imposto de Renda, poucos sabem o que significa o Imposto de Renda e porque devemos declará-lo. Confira essa explicação e saiba Quem Deve Declarar o Imposto de Renda 2019 é obrigatório para aquelas pessoas – físicas – que obtiveram uma renda tributável que foi superior ao da tabela do ano passado, que chegou a R$22.487,25. O valor do Imposto de Renda 2019 poderá sofrer correções.

A declaração do Imposto de Renda 2019 será realizada pela internet através da página oficial da Receitanet, no site da Receita Federal, onde inclusive pode-se fazer também Consulta sobre o Imposto de Renda 2019. Acesse: www.receita.fazenda.gov.br/pessoafisica/receitanet/default.htm.

Para evitar multa, é importante que os contribuintes façam uma consulta em relação à data final para a entrega do Imposto de Renda de 2019 – seja através do site da Receita Federal ou alguma unidade responsável em sua cidade. Lembrando que a entrega da declaração de Imposto de Renda 2019 só pode ser feita de forma online, através do site da Receita Federal para pagamento do Imposto de Renda 2019, em: www.receita.fazenda.gov.br.

O contribuinte deve fazer, assim, o download do Programa RECEITANET para que possa realizar os procedimentos de declaração. É importante lembrar que o seu computador deve ter o sistema Java instalado, para que a declaração possa ser feita.

O contribuinte pode fazer Consulta sobre a sua declaração de Imposto de Renda 2019 além de outros tipos de consulta relacionadas ao Imposto de Renda na página da receita federal dedicada ao Imposto de Renda, em:

Para você que é um cidadão brasileiro, com vínculo no do Instituto Nacional do Seguro Social, conhecido popularmente como INSS saiba que você deve preencher e enviar a sua declaração do Imposto de Renda 2019. Outra informação muito importante é que caso o imposto não seja pago, você está sujeito e ter o seu benefício suspenso, até a regularização do imposto. O INSS divulgou uma nota oficial na qual informa que até o dia 29 de março de 2019 o órgão enviará um informe contendo rendimentos e com todos os registros de pagamentos e também descontos que deverão ser informados na declaração do Imposto de Renda.

Extrato do INSS

Vale lembrar que a declaração só poderá ser feita com as devidas informações que serão enviadas pelo INSS o prazo para a declaração é até o final de abril de 2019, por isso, caso chegue o fim do prazo da declaração do IR 2019 e o documento ainda não tiver chego em sua residência é recomendável ir a uma agência do INSS, para solicitar a certidão do INSS para o Imposto de Renda 2019.

Lembrando que você não precisa se dirigir a uma agência do INSS, pois este documento contendo as informações citadas acima deverá chegar a sua residência no prazo estipulado que será até o dia 29 de março de 2019. A declaração do Imposto de renda deverá ser feita através do site oficial da Receita Federal.