Você sabe do que se trata o ENEM? Criado no ano de 1998, tendo o intuito de servir como uma ferramenta de avaliação para medir a qualidade do ensino médio no Brasil, o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), é uma prova que foi criada pelo Ministério da Educação do Brasil.

O poder da educação é uma questão inegável, todo país que se preze e tem a pretensão de melhorar sua qualidade de vida deve, sem dúvida alguma, investir na educação das crianças. Desde a mais tenra idade somos submetidos a formas e fórmulas de educação, inicialmente no seio da família, mas atualmente, para muitos, a rotina escolar começa enquanto bebes ainda.

A educação infantil prevista na LDB, a ser oferecida em escolas em sistema de creche, deve ser a verdadeira prioridade dos governantes, pois é neste momento, de 0 a 6 anos, que se dá a formação do caráter da criança, e as possibilidades de êxito na condução de uma educação de qualidade é muito maior neste período. Mas, enquanto isso não acontece, outras medidas vêm sendo tomadas, como o ENEM, que já tem 10 anos de existência e vem demonstrando resultados importantes dentro de seus propósitos.

O grande diferencial do ENEM se refere a sua transdisciplinaridade, ou seja, para a solução de uma questão o aluno deve demonstrar conhecimento em mais de uma área de ensino, e isso é bem diferente dos tradicionais vestibulares.

As escolas devem estimular, incentivar muito seus alunos para que prestem a prova do ENEM, pois o resultado dela pode abrir oportunidades para entrada em faculdades e universidades, já que muitas delas se utilizam das notas do ENEM em seus processos seletivos. Os resultados do ENEM 2019 já foram divulgados pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira através da página do participante.

Os resultados trazem informações por escola e por município, sendo traçados comparativos com o ENEM do ano de 2018.

E assim vem sendo feito desde a sua criação, cruzam-se os resultados traçando uma trajetória do ensino médio, bem como seus níveis de sua evolução. Esta foi de fato a primeira iniciativa do nosso país no sentido de traçar um paralelo de avaliação geral para o nosso sistema de ensino, e vem dando certo.

Podemos citar muitas vantagens de medidas como essa, por exemplo, os resultados do ENEM 2019, podem nos permitir traçar uma linha comparativa entre a qualidade de ensino de escolas públicas e particulares, já que a referida prova pode e deve ser oferecida a toda e qualquer escola. Apesar da conhecida falta de verba nas escolas, o ensino público tem tido bons resultados no ENEM.

Uma crise educacional em um país pode ser bem mais devastadora do que uma crise mundial como esta que estamos vivendo, portanto, senhores governantes, invistam muito em educação, ela é a solução de todos os problemas da humanidade.