A Secretaria de Estado da Fazenda do Pará divulgará nos próximos dias informações sobre pagamentos, descontos e valores do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA Pará 2019.

Os contribuintes proprietários de veículos emplacados no Estado poderão conferir abaixo como pagar o imposto, como calcular, obter descontos e demais informações do IPVA 2019.

O IPVA incidente sobre veículo automotor rodoviário. Os valores a serem pagos pelos proprietários são calculados se levando em conta os valores venais do veículo e também a sua alíquota correspondente.

O valor venal de um veículo nada mais é do que o seu valor de mercado. No Estado do Pará é utilizado o valor aferido pela Tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a Tabela FIPE.

Entre todos os impostos veiculares, o Licenciamento 2019 SP é muito importante para que o seu veículo esteja em dia e você possa circular com o mesmo pelas rodovias dentro das leis de trânsito.

Já a alíquota irá variar de acordo com a categoria do veículo, sendo de 2,5% para veículos e de 1% para ônibus, micro-ônibus, tratores e motocicletas e caminhões.

Pagamentos, Vencimentos e Descontos de Impostos

O IPVA Pará 2019 poderá ser pago de três formas: antecipação de forma integral, com desconto, parcelamento em três ou duas vezes, sem desconto, ou pagamento integral junto com o licenciamento do veículo, também sem desconto.

Terão direito a desconto os proprietários de veículos que quitarem o IPVA 2019 até a data limite para o pagamento da primeira parcela da antecipação do imposto.

O desconto será de 15% se o contribuinte não tiver multas de trânsito nos últimos dois anos. Nos casos em que o contribuinte não tiver multas de trânsito no ano anterior o desconto será de 10%. Para as demais situações o desconto será de 5%.

O recolhimento do IPVA Pará 2019 pode ser feito utilizando o Documento de Arrecadação Estadual, DAE.

A partir de janeiro a Secretaria Fazenda vai disponibilizar no Portal de Serviços () as informações necessárias para a impressão do DAE, para o recolhimento da cota única ou em parcelas.

Do total de IPVA arrecadado, 50% ficam para o Estado e 50% são destinados ao município onde o veículo é licenciado.

A frota tributável do Pará é de aproximadamente um milhão e trezentos mil veículos.