O valor do PIS 2019 está baseado no valor do salário mínimo federal que foi atualizado no dia 1º de janeiro de 2019. Com a atualização desse valor, os trabalhadores que têm direito ao benefício receberão R$ 788.

PIS é a sigla de Programa de Integração Social, um benefício social que cumpre a Lei Complementar n° 7/1970. Essa lei visa integrar a relação do empregado do setor privado com a desenvolvimento da empresa.

Quem paga o PIS 2019 é a Caixa Econômica Federal, e para organizar os créditos e os saques, o banco público cria uma tabela anual para organizar o recebimento do benefício.

Valor Abono Salarial

Todos os trabalhadores que podem sacar o PIS 2019 receberão um salário mínimo, ninguém receberá um valor maior e nem um menor.

Acontece que trabalhadores que possuem cadastro no PIS/PASEP anterior ao 04/10/1988 recebem os rendimentos do PIS, um benefício para quem não sacou o saldo de quotas da conta individual. Esse valor é menor que o salário mínimo e muda de acordo com o saldo de quotas.

Mas para os trabalhadores ativos que possuem registro em carteira ou tenham desenvolvido um trabalho com registro em carteira por no mínimo 30 dias e 2014, tendo mais de cinco anos de cadastro no PIS/PASEP poderão sacar o valor integral do PIS 2019.

Tabela

Se você já sabe que tem direito ao PIS 2019, o quanto irá receber e quer saber quando o valor estará disponível para saque consulte o calendário divulgado pela Caixa. O banco divulga a tabela do PIS 2019 mostrando quando os créditos serão depositados e quando o trabalhador poderá resgatá-lo.

A Caixa divide os beneficiados de acordo com o mês de nascimento organizando para que todos tenham tempo para resgatar o benefício. Muitas pessoas se enganam achando que receberá o PIS na mesma data todos os anos, apesar de seguir o mesmo estilo para o pagamento, a Caixa altera os dias e os meses para que o participante do programa fique atento e não perca o prazo.

Quando a pessoa deixa de sacar o PIS na data estipulada, o salário mínimo é devolvido ao Fundo de Amparo ao Trabalhador, por isso preste muita atenção na tabela do PIS 2019 e marque em sua agenda quando deverá sacar o benefício.

Como Consultar o Benefício

Mas antes de sair para uma agência da Caixa ou Casa Lotérica consulte antes se o PIS 2019 já está depositado na sua conta. Para consultar o PIS 2019 pela internet é bem simples, basta ter acesso à internet e estar com o número do PIS/PASEP ou número do Cartão Cidadão em mãos.

O site da Caixa Econômica Federal permite a consulta do saldo do PIS 2019 exigindo apenas a criação de uma senha, fazendo o login no site já será possível verificar se há ou não créditos em sua conta.

Em caso afirmativo aguarde a data para o seu mês de nascimento e dirija-se a uma agência da Caixa, caixa eletrônico ou Lotérica munido de um documento, o Cartão Cidadão ou, caso seja cliente da Caixa, o cartão da sua conta pois correntistas ou portadores de poupança da Caixa têm o benefício depositado diretamente na conta.